Lavagem de Tapetes
- lavemaisestofados
- 14 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Um item que remete sofisticação, beleza e aconchego, o tapete é peça fundamental em alguns ambientes, porém, ele não é bem aceito por pessoas que possuem alergia. Os tapetes acumulam muita poeira, principalmente onde há um tráfego grande.
Falando em alergia, a rinite afeta 30% dos adultos e esse problema certamente irá influencia o cotidiano dos usuários.
A higienização correta dos tapetes é fundamental não apenas para garantir uma maior durabilidade do acessório, como também para oferecer maior conforto e manutenção à saúde das pessoas. Por isso, invista sempre na limpeza dos tapetes de sua casa ou do seu escritório.
Por que lavar o tapete?
Pensando em tudo o que abordamos antes, um tapete deve passar por uma boa limpeza, pelo menos, uma vez por semana. O uso de um aspirador de pó em um espaço com pouco tráfego de pessoas costuma ser suficiente.
Agora, em ambientes comerciais, essa limpeza terá que ser diária. Assim, você não permitirá que um grande número de contaminantes presentes no ambiente se acumule no tecido.
Já uma limpeza mais profunda do tapete deve ser feita a cada seis meses. Principalmente no caso de tapetes “felpudos”, de lã e fibras mais altas.
Neste caso, o ideal é contar com uma limpeza profissional. Vale lembrar que, quando algum líquido é derramado sobre o tapete, ele deve ser limpo imediatamente. Assim, você evitará manchas e odores desagradáveis.
Todos esses procedimentos garantem uma série de cuidados. Para a saúde das pessoas, mas também para o visual do ambiente e durabilidade do tapete.
Como é feita a limpeza profissional
As etapas de lavagem do tapete são:
1. Aspiração profunda por atrito. Utilizamos um aspirador que faz um atrito e solta toda poeira.
2. Aplicação de bactericida para eliminar quaisquer microorganismos.
3. Aplicação de flotador, que vai separar as partículas de sujidade da fibra do tapete.
4. Escovação mecânica para soltar a sujeira mais resistentes.
5. Enxague.
6. Alvejamento, quando é necessário.
7. Extração. Com um equipamento italiano, super potente, faz-se a sucção do excesso de líquido.
8. Para finalizar, aplicação de um maravilhoso perfume exclusivo para deixar seu tapete perfumado.
Como fazer a limpeza periódica em casa?
Em casa o ideal é o uso de aspirador de pó periodicamente. Para locais com pouca rotatividade, é necessário o uso a cada semana, porém, se o uso for constante, o indicado é passar o aspirador todos os dias.
Quanto houver derramamento de líquidos ou alimento, a limpeza deve ser feita imediatamente para não ocasionar manchas e maus odores. Para limpeza emergencial existem diversos produtos nos supermercados.



Comentários